A história da origem do sagrado afresco de Nossa Senhora do Bom Conselho que se encontra na cidadezinha de
Genazzano – próximo a Roma – (Itália) é tão misteriosa quanto maravilhosa.
O afresco, pintado sobre uma fina camada de reboco, mede 31cm de largura por 42,4 de altura. Neste está representado a Santíssima Virgem sustentando em seus braços o Menino Jesus, o qual é afagado de maneira doce e maternal.

Origem do afresco
Apesar de não se saber ao certo a origem desta sublime pintura, a história desta devoção nos faz voltar ao século XIV a uma pequena cidadezinha na Albânia, Scutari.
Havia nesse lugar um importante Santuário onde os fiéis veneravam esse precioso afresco da Mãe de Deus sob a invocação de “Santa Maria de Scutari”.
Num determinado dia, dois fiéis devotos – Geogis e De Sclavis -, receberam em sonho a ordem de Nossa Senhora para segui-la em um longa viagem. Apesar de não compreenderem bem a razão de tal comunicação – se bem que o país passasse por uma terrível crise de Fé – aguardaram o momento determinado por Nossa Senhora.
Certa manhã presenciaram um portentoso milagre: o sagrado afresco se desprende da parede e, conduzido por anjos, inicia sua travessia, talvez tão milagrosa quanto a do Mar Vermelho!
De fato, Geogis e De Sclavis que seguiam o portentoso milagre, sentindo já seus pés molhados pelas águas do Mar Adriático e vendo o afresco que seguia em frente, creram ainda mais e não se detiveram frente ao aparente absurdo. Mais um milagre! As águas sob seus pés transformaram-se em caminho sólido!


O afresco que desce do Céu
No dia 25 de abril de 1467, Festa do evangelista São Marcos, padroeiro da cidade de Genazzano, em meio a uma intensa movimentação naquele povoado, sem nenhuma ação humana todos os sinos da cidade começaram a tocar sozinhos! Todos encantados com a celeste melodia, vislumbraram no céu uma nuvem branca que lhes veio ao encontro. Lentamente ela desceu e a multidão – pensando já ser o céu – contemplou o sagrado afresco que, suspenso no ar, pousou em uma das paredes de certa igrejinha ainda não terminada!

 

Aspestos da pequena cidade de Genazzano, Itália

 

***

Se você quer saber um pouco mais acerca da história do milagroso afresco de Nossa Senhora do Bom Conselho, veja o vídeo abaixo!